quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Conclusão

CONCLUSÃO

Adler trouxe uma grande contribuição para a história da Psicologia. A conclusão do trabalho dele permanece fundamental: a essência da personalidade estaria na luta pela superioridade e a auto-estima é um ingrediente fundamental para uma personalidade saudável.

Quando nos sentimos muito desamparados ou impotentes, pensamentos de incompetência podem assumir proporções devastadoras, fazendo com que deixemos de acreditar que somos capazes de lidar com os desafios da vida. Estaria instalado o complexo de inferioridade. De outra forma, aquela pessoa que vive vangloriando seus feitos, exagerando suas qualidades com arrogância, pode, na verdade, estar em busca de uma compensação de algo que acredita faltar nela. A luta desesperada por aparentar uma auto-estima elevada pode ser fruto do complexo de superioridade, cuja origem também residiria na falta de confiança em si.

Desde então, a falta de auto-estima passou a ser vista como o principal detonador dos distúrbios de personalidade. Sem auto-estima, tornamo-nos inseguros e vulneráveis ao abuso de drogas, distúrbios alimentares e até mesmo a nos tornarmos criminosos frios, incapazes de sentir qualquer compaixão pelo sofrimento alheio. No decorrer do século 20, milhares de artigos psiquiátricos e de sociologia como mostraram como a maioria dos criminosos teriam sido crianças que tiveram a auto-estima destruída por diversas causas, sendo a mais importante ­ e cruel ­ o abuso sexual infantil.

“Autores têm considerado fundamental a influência da família e sua desestruturação como preditores para a criminalidade, o abuso de substâncias e as perturbações da saúde mental... Jovens delinqüentes mantidos em instituições penais freqüentemente provêm de cenários familiares caracterizados por abuso, negligência e outras experiências traumatizantes. O abuso sexual na infância é considerado um fator de risco independente para um comportamento delinqüente, com maior prevalência entre os abusadores sexuais reincidentes”.
(ADED, N.L.O.; DALCIN, B.L.G. da Silva; MORAES, T.M.; CAVALCANTI, M.T.)

A partir daí pode-se perceber como as teorias de Adler contribuiu para a nossa própria psique. Mas a sua contribuição foi além disso. Foi o próprio Alfred Adler que deflagrou a psicoterapia individual. Apesar de toda sua história na psicologia individual, e suas teorias da personalidade, hoje em dia ele é esquecido.


BIBLIOGRAFIA

ADED, N.L.O.; CAVALCANTI, M.T.; DALCIN, B.L.G. da Silva; MORAES, T.M. Abuso sexual em crianças e adolescentes: revisão de 100 anos de literatura. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-60832006000400006&script=sci_arttext&tlng=pt> Acesso em 01 de outubro de 2007.

BALLONE, G.J. Alfred Adler. Disponível em
<http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=155&sec=53> Acesso em 25 de setembro de 2007.

CAMPBELL, J.B.; HALL, C.S.; LINDZEY Gardner. Teorias da Personalidade. 4a ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

CARLOS, A. A Síndrome do pânico na abordagem de Alfred Adler. Disponível em
Acesso em 25 de setembro de 2007.

COBRA, R.Q. Alfred Adler. Disponível em <http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-adler.html> Acesso em 20 de setembro de 2007.

FADIGMAN, James; FRAGER, Robert. Teorias da Personalidade. SP: HARBRA, 1986.

MENDEL, E. A exploration of Adlerian Ideas at the 92nd Street. Disponível em
<http://www.youtube.com/watch?v=SZ63WZqDdHI> Acesso em 13 de setembro de 2007.

NICOLAU, P.F.M. Disponivel em
<http://www.psiquiatriageral.com.br/psicoterapia/alfred.htm>. Acesso em 21 de setembro de 2007.

PIENKOSKI, D. How I Discovered Adler's Ideas. Disponível em
<http://home.att.net/~adlerian/video5.htm>. Acesso em 10 de setembro de 2007.

PINTO, M.J.C.; MORAIS, J.C.S.; AUGUSTO, J.M.S. Alfred Adler: Vida e obra.
Disponível em <http://macedonia.com.pt/Alfred%20Adler%20Original.pdf> Acesso em 12 de setembro de 2007.

SCHULTZ, D. P.; SCHUL TZ, S. E. História da psicologia moderna. São Paulo: Cultrix. 1992.

FOTOS
1. 2.
1. Alfred Adler, estudante em 1885 com 15 anos.
2. Alfred Adler com soldado em 1891, com 21 anos.
3. 4.
3. Nelly Adler, filha de Adlerno jardim da casa deles.
4. A mulher de Adler, Raissa Timofevna Adler, em 1900. Eles casaram em 1897.
5. 6.

5. Raissa Adler e as crianças - Valentine, Alexandra, Nelly, & Kurt Em 1914.
6. Nelly Adler, filha de Adlerno jardim da casa deles.

Nenhum comentário: